A Quinta do Noval distingue-se pela beleza dos seus terraços, pela casa, armazém e lagares típicos, que continuam em utilização corrente. Referenciada pela primeira vez em 1715, a Quinta do Noval foi adquirida em 1894 por António José da Silva, que a desenvolveu nas três décadas seguintes. Os seus descendentes (recentemente, a família van Zeller) mantiveram a quinta até 1993, ano em que foi adquirida pela AXA. Em 1997, a Quinta do Noval foi pioneira a centralizar todas as suas atividades no vale do Douro, em vez de em Vila Nova de Gaia. Nas suas vinhas e lagares foi produzido o Quinta do Noval Nacional 1963, eleito um dos 12 melhores vinhos do século XX pela publicação americana Wine Spectator. É um tinto sedutor e insinuante, que nos envolvem os sentidos. É harmonioso, afinado e com classe. Este tinto tem um excelente potencial de guarda.
Perfil Sensorial
Visual: Aos olhos apresenta-se na coloração granada.
Olfato: Possui aromas frutados intensos e aromas de frutos vermelhos maduros, com belas notas de madeira, especiarias e chocolate preto.
Em Boca: No paladar, é concentrado, com notas de fruta expressivas e frescor muito evidente. Tem um longo e complexo final de boca com taninos muito bem equilibrados.
Características Gerais
País: Portugal
Região: Douro
Produtor: Quinta do Noval
Tipo: Tinto
Uva: Touriga Nacional, Syrah, Touriga Franca e Tinto Cão
Graduação Alcoólica:13,5%
Estágio em Barrica: 10 meses em barricas de carvalho francês, sendo 12% novas.